quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Você tem muitos amigos, ou será que apenas conhece muita gente?




Ao longo dos meus 23 anos, tive muitas "melhores amigas" e até "melhores amigos"... Na escola, tinha uma em especial, a gente fazia planos de ir para uma mesma faculdade, talvez divisíssimos um AP, sempre íamos uma na casa da outra, éramos inseparáveis por assim dizer, até que um dia, ela conheceu outras pessoas, nossos interesses não batiam tanto como antes, mas eu sempre preservei uma boa amizade, aquilo para mim não era motivo para uma amizade que durou anos acabar do nada, até que ela se envolveu com coisas que eu não achei legal, e por não querer fazer parte disso, nunca mais nos falamos... Ainda na mesma escola, tive outra "melhor amiga" e um "melhor amigo" a gente era da mesma classe, sempre fazíamos tudo juntos, e os professores até ficavam bravos com a gente porque sempre juntávamos nossas carteiras, falávamos absolutamente sobre tudo sem tabu, sabíamos tudo sobre a vida um o do outro, e me lembro que uma vez, uma garota, enorme, e bem mais alta que eu, ameaçou "bater" nesse meu amigo que não tinha nem metade da altura dela e da massa corporal da garota, bom, eu também não me igualava à ela, mas eu eu encarei ela nos olhos, só de encarar, ela viu que não estava mexendo com uma pessoa só, ele tinha uma "amiga" para defende-lo, afinal, sofrer preconceito por ser quem é dentro da escola ou em qualquer lugar é horrível e acho que eu defenderia qualquer pessoa que eu visse passando por isso... Um dia, um certo comentário sobre esse amigo meu, vazou, claro que não veio de mim, só que só nós três sabíamos da vida um do outro, a não ser que mais alguém na sala tivesse ouvido e o boato tenha se espalhado, o que me magoou tanto, foi ele me acusar diretamente, e nem sequer cogitar o fato de que tinha outra pessoa no grupo ou que alguém que sentava atrás de nós talvez pudesse ter ouvido... Nunca mais nos falamos.
A menina que fazia parte do grupo, se afastou aos poucos, mantive contato com ela até o ano passado, quando retornei para passar um tempo na casa de meu pai em São Paulo e encontrei ela no centro, chamei para tomar um sorvete, mas o papo estava estranho, era como se ela estivesse com pressa de ir embora, e realmente estava, a conversa não fluiu e tão pouco tivemos um papo agradável, o contato que eu mencionei que mantive com ela, era ocasional, as vezes mandava um oi, como vai? no WhatsApp ou no Messenger, e nesse tempo de escola teve um em especial, adorava ir na casa dele, nas baladinhas alternativas com ele, e realmente fazíamos tudo juntos, tivemos uma banda juntos, aquelas bandinhas de garagem, mas chegamos a fazer um show rsrsrs, esse foi quem mais eu senti a perda, quando engravidei, ele simplesmente sumiu, perdi seu contato, seu numero de telefone, éramos tão amigos, e nos respeitávamos tanto, que meu pai nunca ligou dele dormir lá em casa, apenas colocava um colchão para ele dormir e eu dormia na minha cama, e meu pai ainda nos dava a opção de fechar a porta, porque até meu pai via a pureza e o respeito na nossa amizade, ele também sumiu... Esses foram meus "melhores amigos" da escola, dos quais ouvi de todos "você sempre vai poder contar comigo", e hoje não faço ideia de onde estão.

Na adolescência até aqui, conheci muita gente, e esse mesmo ciclo se repetiu, muitas vezes eu me esforçava, eu procurava, mas acaba deixando ir, na fase adulta, eu já não me socializava tanto, nem no trabalho me permitia ter tantas ou tantos amigos, mas tive uma em especial, uma que fez eu ver certas coisas com outros olhos, até fui visita-la quando ela se mudou de estado, e eu senti muito quando ela se foi, hoje só sei noticias dela pelo ex marido dela que mora na cidade, ainda tenho ela no FaceBook, mas cansei de tentar puxar assunto...
Tive outra melhor amiga, mas essa no começo estava comigo para tudo, e sempre me respeitou, independe da escolha sexual dela, senti de novo que podia contar com a amizade de alguém, mas com o tempo, ela mudou, e nem sempre as pessoas mudam para melhor, eu ligava e chamava pra fazer algo legal, ela sempre dava uma desculpa, chamava pra ir em casa e esperava com algo especial para comer ou beber, e nunca aparecia, as vezes em crises de ansiedade era minha única opção e sempre ouvira desculpas.
Hoje em questão de amigos tenho uma melhor amiga, cujo amizade continua forte há 6 anos, e um amigo que está se distanciando cujo a amizade era pra estar forte, mas ainda é uma amizade, e já dura 8 anos.
Hoje tenho os pés no chão em relação a "amizade" as pessoas podem até querer te conhecer, ficarem intimas, a maioria vai querer saber da sua vida e fazer fofoca, a maioria não vai gostar de você por não terem os mesmos interesses, e a maioria vai ficar do seu lado até que você não sirva mais pra ela e ela se afaste de você.
Se você tem um amigo/a, cujo já dura bastante tempo, onde vocês brigam mas não ficam ressentidos, onde entendem um ao outro, aceitam o ponto de vista do outro, que pode contar com ele/a no que precisar, "guarde dentro de um cofre" pois vale ouro.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário