terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Compartilhar senhas da Netflix e afins com amigos e familiares podem estar com os dias contados

Pois é... cada u no seu quadrado? calma... vamos entender:




Compartilhar senha de streaming costuma ser algo normal entre amigos e familiares, mas esse hábito pode estar com os dias contados. A empresa de informática Synamedia, com sede em Londres, desenvolveu uma tecnologia capaz de detectar e bloquear usuários que dividem os dados de acesso com terceiros.
Apresentado na conferência Consumer Electronics Show de 2019, maior feira de tecnologia do mundo, o software que localiza os compartilhamentos foi desenvolvido com base em conceitos de Inteligência Artificial.
A partir de algoritmos, a ferramenta consegue avaliar o comportamento de várias contas ao mesmo tempo. Com esse cruzamento de dados, encontra atitudes fora do padrão. A solução recebeu o nome de Credentials Sharing Insight.
Dependendo do plano contratado junto à Netflix, o usuário tem direito a acessos diferentes. Contudo, caso não contrate esse serviço adicional, compartilhar a senha com outras pessoas infringe os termos de uso da companhia.
Compartilhar senha: análise detalhada

O software promete oferecer análises bem detalhadas. Segundo a empresa, a tecnologia será capaz de verificar se o acesso do usuário vem da sua residência ou então de outro lugar, como uma casa na qual está passando férias. Também conseguirá verificar se a senha foi compartilhada com pessoas que moram próximas a você.O comportamento também será avaliado para detectar possíveis problemas. O sistema irá verificar os horários, os temas dos programas que costuma ver, as indicações de faixa etária, a frequência e por aí vai. O objetivo é reunir todas essas informações para fazer um cruzamento e, assim, detectar indícios.

Quem mais compartilha

Ainda durante a apresentação no CES 2019, a Synamedia afirmou que o grupo responsável pelo hábito de compartilhar as senhas com maior frequência é a Geração Y. De acordo com a companhia, eles representam 26% do total.
Jean-Marc Racine, diretor de produtos da empresa, disse na ocasião que esse hábito pode ser bastante nocivo para as empresas. De acordo com ele, o software foi desenvolvido exatamente para resolver esse problema e evitar prejuízos. O objetivo é detectar o problema e sugerir que os clientes façam um upgrade da conta, garantindo mais acessos legais ao serviço de streaming.
Além do compartilhamento entre amigos, há pessoas que comercializam ilegalmente esse tipo de dado. Portanto, a ideia também é acabar com essa revenda de acessos.
Ainda em fase de testes, a expectativa é que a solução seja oferecida em breve para grandes empresas do setor de streaming, como Spotify, Amazon Prime e HBO Go. No entanto, a Netflix aparece como principal alvo dos executivos.

Como irá funcionar

Trata-se de uma tecnologia e não de um serviço exclusivo realizado por uma empresa. Sendo assim, qualquer um pode contratar o software para verificar a quantidade de compartilhamentos de senhas. A partir de IA, será possível produzir relatórios bastante detalhados para identificar quais usuários estão dividindo seus acessos sem autorização.
A tecnologia detecta comportamentos estranhos, fora do comum, e reporta. Em seguida, a própria empresa de streaming irá tomar as medidas que julgar mais adequadas. Um bom caminho é evitar esse tipo de problema!

Nenhum comentário:

Postar um comentário