quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Crianças no video game, é uma boa?

É ou não uma boa deixar seus filhos jogarem os consoles modernos de hoje?



Fala mamãe, fala papai, tudo bem ai? espero que sim... vocês tem vídeo game em casa? será que é uma boa deixar eles jogarem? bom, eu acho que não tem problema dependendo do jogo, mas vou contar qual foi o meu erro:


Em 2015 eu comprei o Xbox 360, no começo não deixava meu filho jogar, por ele ser criança e o console tinha acabado de ser tirado da caixa, eu tinha receio de deixar ele jogar e acabar quebrando, enfim, houve um dia em que eu deixei ele começar a jogar, jogos no começo que eram: LEGO, Frozen, jogos da Disney, mas meu estilo de jogo favorito sempre foram e ainda são os de luta, na época meu comprei o Mortal Kombat 9, e ele ficava vendo eu jogar, eu pensava que não valeria a pena deixar ele jogar pois era um pouco difícil pra ele, pois bem, de tanto ele pedir, deixei, graças a Deus ele nunca se interessou por jogos de tiro, mas daí ele começou a ficar melhor que eu no jogo, e até fazia os "fatalitys" de quase todos os personagens sem ter que olhar na lista de comandos... e então se tornou o jogo favorito dele.
Passando o tempo, o Xbox 360 já não me satisfazia mais, então eu comprei meu PS4, e claro, comprei jogos juntos, entre eles, o Mortal Kombat XL e INJUSTICE 2 Legendary Edition... fora a mesma coisa, deixei o Xbox somente para ele, e combinei que só eu usaria o PS4, meu erro foi a minha fraqueza de vê-lo olhar e não poder experimentar os gráficos novos e maravilhosos do PS4, então eu deixei, comecei deixando ele jogar o INJUSTICE, a ideia dos personagens da DC, e os cenários, eram mais legais, sem dizer que não era tão violento como o MK XL, foi ai que não sei como aconteceu que eu deixei que ele jogasse o MK, a vida dele se baseou no jogo, até quando não estava jogando, brincava com seus bonequinhos e colocava o nome deles de: KITANA, MILENNA, KENSHI, SCORPION, e colocava eles para brigarem violentamente, e queria passar o tempo todo no PS4, nem eu tinha paz para jogar pois ele não me deixava jogar sem ficar me pedindo pra deixar que ele jogasse, comportamentos agressivos com palavras em casa também começaram, na escola tive três reclamações onde ele se envolveu em brigas físicas.
Enfim, vendo a gravidade do problema, tendo em uma época não muito distante 3 consoles em casa, eu resolvi vender o Xbox 360 com todos os jogos inclusos no HD e as mídias físicas, proibi que ele jogasse no PS4, hoje ele tem o direito de jogar sim, pouco tempo por dia, no ps3, LEGO, FIFA, Frozen, são os jogos que eu permito e monitoro são os que estão jogando. No começo foi uma dificuldade tirar o PS4 dele, mas ele sempre fora uma criança compreensiva, quando vendi o Xbox que praticamente eu tinha dado à ele quando comprei o PS4, fui forçada a inventar que estava passando por problemas financeiros e precisava vender, ele entendeu, o PS4 foi difícil, ele ficava emburrado, não falava com a gente direito e tentava manipular eu e meu companheiro, hoje ele nem liga mais...
Procurei ajuda médica e psicoterapia para ele, não só pelos jogos, meu filho sofre de um transtorno que eu já comentei aqui no blog, não citei ele em questão, mas agora deve fazer sentido para quem leu, a psicóloga me explicou que quando uma criança vive um jogo, principalmente violento como o MK XL, ele reflete aquilo no seu mundo real, e esse foi o meu erro, não segui a classificação indicativa do jogo, e também devemos colocar horários, vídeo game é legal? é legal, eu cresci jogando os clássicos e hoje os modernos, mas nunca vivi uma experiência onde levei o jogo para a vida real. Tomem cuidado com o tempo que o filho de vocês passam nos consoles, no tipo de jogo, na classificação indicativa, eu achava que não teria impacto e nem problema, e eu tive sérios problemas, então tenham atenção nessa parte mamães e papais. 

Um beijo...   💓💓

Nenhum comentário:

Postar um comentário