segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Quando os pais se tornam nossos filhos.

E não digo que à velhice chegou.


Vinte e três anos de idade, é isso que eu tenho, imagino que a alguns de meus leitores tenham essa idade também, deveríamos mesmo cuidar de nossos pais e até parecer ser mais certos e mais corretos em algumas decisões de vida do que eles que são bem mais experientes que nós?
Bom, acredito que isso acontece na maioria das vezes quando seus pais se separam, um te pede conselho sobre seu novo relacionamento, o que fazer? a pessoa não me da atenção, (poxa como eu vou saber, eu tenho 23 anos, você já fora casado por anos), passam tanta responsabilidade nas costas da gente que acabamos esquecendo de viver a nossa idade, e quando nos damos conta, parece que temos o dobro da idade deles. Passam a fazer contas abusivas e desnecessárias, sem pensar, e depois reclamar que não sobra dinheiro, a pessoa é experiente, não paga aluguel, mora sozinha/o, tem o salario todinho do mês para si mesmo, e reclama que não dá para nada, mas será que você realmente precisava comprar o mesmo carro que seu irmão tem, só que em uma versão bem mais completa e mais cara só pra provar algo que não vale nada? no caso seria para provar que você "pode mais", será que você precisava de uma base de 100 reais? um pó compacto de 50? você precisava comprar um tênis esportivo que nunca tirara da caixa apenas para agradar a namorada que de tantos conselhos que dei e você não ouviu acabaram terminando e tenho certeza que o tênis ainda está na caixa? será que você precisa sair todo sábado e me deixar preocupada quando não mandava mensagem avisando que chegaria tarde? ou preocupada porque saberia que você chegaria alterado? ou será que você não pensou naquela noite de sexta para sábado quando você simplesmente não dormiu em casa e eu sei que você faria hora extra no serviço no sábado (e como chefe não faltaria e mesmo que não fosse nunca faltou à um dia de trabalho) e eu subi até a garagem e não vi seu carro, e nem sequer pensou no meu desespero quando recebi sua mensagem mandando eu ver se seu carro estava na garagem? Não pensou em todas vezes em que você saiu para beber que nem um adolescente por causa de mulher, sendo portador de uma doença cardíaca e chegava em casa com o coração quase explodindo e a dor no peito insuportável, as vezes em que quase não parou em pé, e a única coisa que me deixava em paz é que o carro que tínhamos na garagem era automático e se desse um "pire paque" em você eu pelo menos poderia te levar ao hospital mais próximo, e que graças a Deus eu sou formada em farmácia e uma das partes que estudamos foi primeiros socorros, acha que eu gostava quando você se trancava no quarto igual um adolescente e não me contava o que estava acontecendo? ou deixava de comer? eu não era sua mãe, e você não era o adolescente, como você está agora sem eu para ser sua mãe? espero do fundo do meu coração que tenha crescido, pois sem vocês eu cresci muito.
Será que você precisa reclamar todos os dias do seu trabalho? eu dou conselhos para voltar a estudar, para arrumar algo melhor, nunca é tarde para nada, você está parada feito uma arvore, me deram tanto incentivo quando estavam casados, e talvez por isso hoje eu seja essa pessoa, e hoje estão parados, no mesmo lugar, bom pelo menos você, o outro eu não sei mais o que faz da vida, desde que deixei de ser "mãe" dele, reclamou tanto que não arrumava nada, hoje acorda todos os dias estressada, precisa cuidar da saúde, da visão, da coluna, do pé que vive inchado, da saúde ginecológica, da saúde rotineira, mas só pensa em gastar com lingerie, pra que? você não vai para uma balada e ir para cama um garoto para uma noite casual, você não precisa de um perfume de 200 reais, muito menos de um relógio a cada mês, suas rugas não vão sumir enquanto você não parar de reclamar da vida, não há creme milagroso pra isso, saia de casa, tome um ar, e aproveite para marcar um consulta, poupe seu dinheiro e pague um oftalmologista, não, você não precisa de um celular novo, basta formatar o seu, use seu PIS e cuide mesmo da sua saúde, eu marquei medico mais de duas vezes e você não compareceu, pare de procurar pelo homem perfeito, isso não existe, você não está mais na escola, não vai aparecer nem um garotinho com o rosto perfeito e com a inocência daquela época, se preocupe com você e não com a vida dos outros.
Resumindo, quando os pais se separaram, você se torna pai e mãe deles, tomam decisões por eles, e por mais que eles não vejam, você é bem mais maduro que eles, e quando precisa da ajuda deles, você não, porque não sobra espaço para você na correria juvenil deles, e você tem que aprender a lidar com seus problemas sozinha/o, ou com terapia.
Eu não sou a mãe/pai... EU SOU A FILHA. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário