quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Problemas com insônia?

Veja técnicas para dormir que podem ajudar.

Bom, psicólogos nos instruem a não fazer coisas do tipo: assistir TV até pegar no sono ou ouvir uma música para dormir... embora em alguma época da minha vida, ouvir música sempre me ajudara a pegar no sono, até hoje tenho a mania de desligar a TV da sala em certo horário e ir para o quarto e colocar alguma série para pegar no sono, mas como eu disse... não é o recomendado, pois você estaria estimulando seu cérebro, fazendo com que ele demorasse mais tempo para se "desligar"



Segundo um artigo que encontrei no site do hospital Sírio Libanês as melhores dicas para conseguir o sono REM, para você com problemas como a insônia, ou a insônia causada por ansiedade ou outros fatores, são:

1) Adotar horários regulares de sono.
Procure deitar e levantar habitualmente nos mesmos horários, mesmo nos fins de semana.
2) Evitar dormir muito durante o dia.
Cochilos, quando possíveis, podem ajudar na disposição, mas acima de 30 minutos (em qualquer momento do dia) tendem a prejudicar o sono noturno.
3) Fazer atividade física pela manhã ou à tarde.
A prática de atividade física é essencial para a boa saúde e ajuda a dormir melhor, mas pode causar agitação. Por isso é melhor exercitar-se até seis horas antes de dormir.
4) Evitar bebidas com cafeína à noite.
Café, chá-preto, chá-mate, refrigerante e energético contêm substâncias estimulantes, como a cafeína. Por isso devem ser evitados até cinco horas antes de dormir.
5) Comer alimentos leves no jantar.
Alimentos pesados e ricos em proteína, quando consumidos em excesso à noite, podem atrapalhar o sono. Pratos leves com carboidrato, como um lanche natural, são mais indicados para induzir o sono.
6) Evitar o consumo de bebidas alcoólicas.
Apesar de o primeiro efeito do álcool ser sedativo, depois de um tempo ele pode provocar agitação. Recomenda-se então evitar o consumo de álcool até seis horas antes de dormir e como indutor do sono.
7) Diminuir a exposição à luz durante à noite.
Ao escurecer, começamos a produzir melatonina — hormônio que ajuda nosso organismo a se preparar para dormir. Lâmpadas fortes, telas de computador, tablets e celulares podem atrapalhar a produção de melatonina, e devem ser reguladas ou evitadas durante à noite.
8) Criar um local aconchegante para dormir.
Iluminações do despertador, da rede sem fio (wireless) e do aparelho de TV a cabo podem prejudicar o sono, assim como barulhos da rua, ronco do parceiro ou da parceira e movimentações de animais domésticos. Devemos regular as luzes emitidas pelas telas de celular e tablets, durante à noite, para emitirem menos luz, e criar um ambiente totalmente escuro e silencioso para dormir.
9) Fazer atividades relaxantes à noite.
Um banho morno cerca de duas horas antes de dormir abaixa a temperatura corporal e relaxa, ajudando na indução do sono. Atividades como ler, pintar, bordar, escutar música calma e meditar também podem contribuir para isso.
10) Tentar não “brigar” com a insônia.
Ir para a cama sem sono não ajuda. O ideal é fazer alguma atividade com pouca luz e que não provoque agitação, como ler ou assistir a um programa de TV enfadonho. Se despertar, o ideal é retomar essas atividades até sentir sono novamente.
Eu mesma sofro com insônia, mesmo tomando um certo tipo de medicação que ainda não me sinto pronta para escrever sobre tal, tem dias que demoro para dormir, se estou com problemas é pior ainda, se brigo com alguém importante durante em questão, mesmo que não pense nisso no resto do dia, vira um pesadelo lúcido impedindo que eu durma, e mesmo quando eu consigo dormir, meu sono é muito agitado e leve, sempre acordo, com pesadelos (como já citei em outro post, sofro muito com isso) ou sem eles, acordo simplesmente na madrugada, vou ao banheiro, ando pela sala, fumo um cigarro, escovo os dentes de novo e volto para cama, qualquer barulho de vizinhos me acorda, e sempre parece que eu estou acordada, pois posso estar dormindo mas nada passa despercebido por mim, principalmente quando tento dormir de tarde, o que raramente eu consigo... mas a medicação tem me ajudado bastante, formada no curso Técnico em farmácia, eu não queria muito começar a tomar o medicamento, pois sei os riscos de me tornar dependente dele, minha avó (que Deus à tenha) não podia ficar um só dia sem o medicamento em questão... enfim, insônia é um problema sério sim, tente seguir as dicas do artigo que encontrei caso você sofra dessa problema, eu mesma vou tentar adotar as dicas e escreverei um artigo em breve descrevendo minha experiência. 
Boa sorte galera, espero que tenha ajudado em algo. ❤❤

Nenhum comentário:

Postar um comentário