quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Mamãe dizia não, papai dizia sim.

Aprenda à não confundir a cabeça do seu filho.



Nunca entendi muito bem a relação que meus tiveram enquanto casados, era como se um sempre tivesse que descordar um do outro, na verdade, isso sempre partia mais do meu pai, mas isso me afetava diretamente e eu cresci com a cabeça totalmente confusa.
Quando criança, não temos personalidade formada, a personalidade só é formada na adolescência, mas é na infância que começamos a ter a base para ela e é de dentro de casa que a principal base vem.

Mamãe dizia não, papai dizia sim.

Diz minha mãe que meu pai fazia para deixa-lá com raiva, ou simplesmente para eu respeitar mais ele do ela, o que ele nunca soube é que eu gostava dos "sim", mas que eu tinha medo de sua pessoa, embora, ele sempre fora uma boa pessoa, o que estragava ele era outro fator (assunto para um próximo artigo), respeitar não é a mesma coisa de ter medo, e dizer sim para tudo que eu pedia e queria fazer não era melhor saída.

Exemplos:

Com apenas 12 anos de idade eu comecei a sair de casa para baladinhas e encontros alternativos com adolescentes bem mais velhos, tudo isso porque papai dizia sim e sempre me dava uma boa quantia em dinheiro, enquanto minha mãe já tinha me dado o não. 
Se eu queria uma boneca de 200 reais, mesmo sabendo que eu nunca brinquei por mais de 3 dias com um brinquedo, e pedia a minha mãe, a solução dela era: " Não, escolha uma mais barata ou algo que você vá brincar por mais tempo" Papai comprava a boneca de 200 reais e 3 dias depois ela estava de enfeite na minha cama.
Quero ir naquela excursão da escola que todo mundo sabe que deveria ser para alunos do 6° ano, mas para ganhar dinheiro à escola resolveu que os alunos do 4° podem ir também... Mamãe dizia não, papai dizia sim.
Se eu listar todos os não ditos pela minha mãe que meu pai a fez "calar a boca" e fez minhas vontades tantos matérias tantos intelectuais, ficarei aqui até ao entardecer, e olha que foram coisas absurdas.

Mas onde eu quero chegar?

Como eu disse à criança tem a base para formação de sua personalidade na infância, com tantos Não/sim, eu me acostumei a ouvir não e logo depois eu sabia que viria o sim sem esforço, eu cresci dessa forma, e garanto que no mundo lá fora, conforme fui crescendo, e comecei a ouvir a palavra não, eu não tinha um entendimento complexo dessa palavra. Eu ficava lá esperando o sim, e quando ele não vinha, eu ficava sem saber o que tinha acontecido, achando que eu tinha feito algo de errado.
Em uma entrevista de emprego por exemplo, eu não aceitava no inicio um "não"
Nas amizades, eu não aceitava um "não" para qualquer circunstancia.
Eu cresci sem saber lidar ou saber ouvir a palavra não, sem entender que é normal, que é uma palavra com um significado normal... e que ao longo da vida, passaremos a maior parte dela ouvindo não, do que o sim.
Até poucos anos atrás tenho que admitir que ainda não sabia lidar com essa palavra, já não era mais tão assustadora como antes, mas eu não conseguia aceitar normalmente como qualquer outra pessoa.
Analisando bem, hoje como uma pessoa adulta, eu vejo que se eu tivesse seguido os "não" de minha mãe, a vida até aqui teria sido um pouco menos complicada em certas partes, pois já fiz muita tempestade em tampinha de refrigerante por ouvir um simples "não".



Você ai, Pai...Mãe, seja lá qual tipo de relação tem entre vocês, estejam juntos ou não, Não façam isso, se um falou não, é não, se você acha que aquele não, não está de acordo, converse longe da criança e depois dê um jeito de falar com ela e dizer que aceita com uma condição, mas sempre mantenham a mesma opinião, não confundam a cabeça de uma criança, confundir quando ela mais precisa de uma base para formar sua personalidade no futuro, fará com que ela sofra, e ainda mais... com que vocês e quem estiver ao redor dela sofra também.




Nenhum comentário:

Postar um comentário