sábado, 24 de outubro de 2020

Eu não tenho vocação para ser professora




Entre muitas deeeeeeesgraças que aconteceram e vem acontecendo durante esse ano de 2020, uma que quero destacar é sobre os estudos, quero falar do venho passando e tenho certeza que muitos pais vem passando pelo mesmo em casa.

No começo de tudo, a escola do meu filho de 8 anos, que está na terceira série, começou a distribuir atividades semanais para fazerem em casa, no inicio foi um pouco mais fácil, ele tinha iniciado a ano letivo que durou um pouco mais de um mês, então no começo, ele entendia um pouco das atividades que mandavam para casa, portanto, fazia o que conseguia e o que não entendia eu e meu marido explicávamos e com um pouco dificuldade ele fazia.

Os meses foram se passando, e a medida que as matérias foram evoluindo ele não conseguia fazer.
Inventaram de mandar vídeos pelo celular dos pais todos os dias como se fosse uma espécie de aula por vídeo, não quero nem comentar com detalhes que não deu muito certo. Uso o celular com frequência e por que preciso, mesmo assim, tentamos colocar na TV e mesmo assistindo, ele não entendia bulunfaaaaaaaas de nada.

Não demorou muito para eu colocar na cabeça que esse ano estava perdido e ele não poderia ir para a quarta serie sem aprender o conteúdo básico que aprendemos na terceira.

Para piorar tudo, quem acompanha o blog, sabe que eu já fiz uma matéria sobre o transtorno desafiador opositor, meu filho faz tratamento e há dois meses, o medico dele também começou a tratar para TDAH,
me queixei para o medico que ele não consegue prestar atenção nas coisas mais simples do cotidiano e que na maioria das vezes esquece coisas simples e rotineiras.

Nem preciso falar mais nada, com a decisão que eu coloquei na cabeça de que ele repetiria de ano de um jeito ou de outro, mais esse diagnostico, tirei a culpa de não conseguir ensinar direito das minhas costas, já que explicava de 3 ou 4 formas diferentes, começando pela mais fácil de ele entender, e simplesmente as atividades foram se acumulando e eu deixei de buscar a maioria delas e como ele não consegue fazer, também não consegui mais entregar.

Cidade pequena é cidade pequena, não demorou muito para que o conselho tutelar viesse na porta da minha casa com um papel desgraaaaaaçado que com certeza muita gente assinou sem ler, nele dizia que eu me responsabilizaria por não ter oferecido condições de meu filho aprender e também dizia que eu poderia responder por crime de abandono intelectual, piada né? Nunca assinaria um papel em que contradizia tudo que eu fiz para que meu filho não perdesse o ano, eu como uma aluna exemplar que nunca repeti nem no ensino fundamental, muito menos em qualquer matéria do ensino médio, e terminei meus cursos estudando muito e com muita garra, jamais deixaria de entender a importância dos estudos, ainda mais para meu filho, não assinei o papel, e muito menos vou comparecer ao conselho tutelar para dar explicações das quais eles já sabem, o que eles devem considerar e o que com toda certeza do mundo eles já sabem?

Os pais não tem vocação para serem professores, a não ser aqueles que exercem a profissão, que não é o meu caso e de muita gente.
Não temos culpa da pandemia, não temos culpa de não sermos qualificados para ensinar, professores não são youtubers a ponto de fazer aula por vídeo para crianças que consigam mantê-los presos a uma tela de celular sem a tutela de um pai ou mãe o tempo todo em cima para checar que eles realmente estão vendo o vídeo.

O ano já está sendo bem ruim para todos, muita gente perdeu emprego, muita gente que pensou em arrumar um emprego esse ano não está conseguindo devido a pandemia, pessoas continuam morrendo, pais de família na maioria das vezes passam o tempo todo fazendo contas para fechar o mês no verde, a incerteza do amanhã, se no mês que vem ainda terá seu emprego.
Nem ao menos podemos ir ao hospital aqui, um dia fui ao hospital devido a uma crise de ansiedade, onde quem sofre sabe que dá sensação de falta de ar, e se eu tivesse sido atendida por um medico e não por uma enfermeira, eu teria tomado um ansiolítico e teria voltado para casa sem ter que assinar um papel que um ficaria no hospital e outro na policia dizendo que eu não poderia sair de casa por quinze dias, é realmente isso aconteceu, devido a uma crise de ansiedade, eu, meu marido e meu filho ficamos quinze dias trancados dentro de casa devido uma crise de ansiedade minha por que fui "atendida" por enfermeira e não por um medico e muito menos fiz algum tipo de teste rápido ou exame laboratorial.

Voltando ao assunto, na maioria dos dias estamos correndo atrás de nosso sustento, o resto do tempo que sobra estamos exaustos ou meio para baixo devido ao peso desse ano.
Nós e as crianças não temos culpa da pandemia, não temos culpa de não termos vocação para ensinar, muito menos de não ter o tempo necessitado para ensinar todos os dias matérias novas que muitas vezes até na sala de aula alguns alunos tem dificuldades... Esse ano foi perdido, e isso não é culpa de nenhum cidadão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário