sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Cartas de amor aos mortos 💌

Olá galera, primeiramente bom dia! segundo, eu terminei de ler meu primeiro livro de 2019, e como eu gostei bastante, resolvi não só escrever um pouquinho sobre ele, como também indicar para aos amantes de livros.

Sim o titulo parece meio mórbido, mas garanto que a historia é impressionante e trata o tema em questão com leveza e até um certo humor, e com uma criatividade incrível.
A personagem principal chamada Laurel, perde alguém próximo a ela, na verdade próximo até demais, e tudo começa com um trabalho de escola, onde uma das professoras passa um trabalho onde os alunos teriam que escrever uma carta para alguém que já partira... o que era para ser somente uma carta, para laurel, se transformou em um caderno cheio de cartas, onde ele contava experiências do cotidiano em sua escola nova, com seus novos amigos, seu novo paquera misterioso, de como ela sentia falta daquela pessoa em especial que a deixara, e de como se sentia culpada pela morte da mesma.
O que torna ainda mais interessante são as pessoas para quem Laurel escreve as cartas:
Amy Winehouse
Kurt Cobain
Judy Garland
Elizabeth Bishop
River Phoenix
Amelia Earhart
Janis Joplin
Allan Lane
Jim Morriron
John Keats
Heath Ledger...
É ou não bastante criativo? O livro me prendeu assim que comecei a ler, e não sei vocês, mas se um livro consegue me prender logo de cara nos primeiros minutos em que acabo de começar a ler, "aaaaaaaaaaaah" eu já sei que vai valer muito a pena.
Todos nós perdemos alguém, nessa obra de AVA DELLAIRA, a morte em questão é trágica e precoce, e Laurel como eu já citei acima, passa a maior parte se culpando, a levando muitas vezes a caminhos errados causando sua auto destruição... mas uma vez eu vi em um status de uma pessoa querida  "nunca, em hipótese alguma, se culpe por algo que não dependia só de você" vendo a situação de Laurel, me lembrei de ter lido isso, com certeza foi tirado de algum site de frases motivacionais, mas não podemos negar que é verdade, e a verdade é que quando alguém decide que não dá mais, que não quer mais, e age por impulso, sem saber que a vida ainda tem muita coisa boa para oferecer, e acaba com tudo, a culpa não é sua, pelo no livro não foi culpa de Laurel, e o livro passa realmente a mensagem que não devemos nos culpar, nos auto destruir, por decisões que não foram nossas, devemos viver o luto, nos permitir chorar, ficar triste, com raiva, mas nunca nos dar uma sentença de culpa quando na verdade nem sabemos a origem do porque nos sentimos assim.
A reviravolta no final é maravilhosa, e mostra como é bom quando temos pessoas ao nosso lado que nos querem bem, e que temos pessoas especiais que nos fazem enxergar as coisas om clareza, que nos fazem enfrentar nossos medos, fazendo enxergar que nem tudo depende da gente, não podemos salvar todo mundo, muito menos quem não quer ser salvo, e quando enxergamos isso, nos livramos da culpa, nossas vidas começam a andar para frente, deixamos o passado para trás e começamos a sonhar de novo, a realizar projetos que deixamos guardados no fundo da gaveta, a conviver com  pessoas sem surtar, ou sem precisar encher a cara com álcool para ter uma conversa "animada" forçando ser quem você não era... quando você se liberta, as coisas dão certo.
Quero agradecer a AVA DELLAIRA mais uma vez, amei o livro, amei começar 2019 com CARTAS DE AMOR AOS MORTOS, a mensagem que o livro passa é perfeita para começar o ano, pelo menos para mim. 

um fantasma não pode abrir um envelope. No entanto, eu dedico
este poema - estou guardando este mundo para você.

Corre a água do rio. Campos se enchem de dourado.
Maças mordidas. Um fantasma não consegue.

abrir um envelope. Um fantasma não pode correr.
A estrada percorre sua distância eterna.

duas garotas param na ponte para ver.
As folhas do outono não caem com violência.

A primavera dura para sempre, depois de uma tempestade.
estou abrindo este envelope para você.

Uma flor azul. Um saco de papel contém uma vela.
estou deixando o mundo me abrir.

Uma folha cai. Uma mancha de grafite.
Leve a garota de vestido vermelho.

Estou lendo as cartas que você queria que eu encontrasse.
espero que você abra os envelopes,

então estou abrindo o mundo dentro de mim.
Estou mandando minhas cartas para você.

O rio corre para o oceano
O oceano soa infinito

Somos grandes o bastante para ouvir.
Nós duas.

Com todo meu amor.
Laurel.

Poema do prologo do livro, quando Laurel enxerga a possibilidade de ser escritora.
esse é seu primeiro poema, e eu particularmente adorei.
Bom galera, esse é um livro que eu indico como já citei a acima, se não tem nada para fazer no fim de semana, e gosta de ler, gosta de ler para dormir, ou simplesmente é um amante de livros e historias, vale a pena dar uma olhada em carta de amor aos mortos 💌❤

Até a próxima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário