terça-feira, 22 de janeiro de 2019

A terrível paralisia do sono e minha experiência com ela.

Você já deve ter ouvido falar, ou até mesmo já deve ter passado por um momento agoniante como esse que se chama paralisia do sono, antes de contar o meu relato, vou explicar brevemente como funciona: 

"A paralisia do sono é uma condição caracterizada por uma paralisia temporária do corpo imediatamente após o despertar ou, com menos frequência, imediatamente antes de adormecer (quando aconteceu comigo foi antes de adormecer). A paralisia do sono propriamente dita acontece a todas as pessoas sempre que dormem. O distúrbio começa quando a pessoa acorda e a paralisia do sono ainda está ativa.(ou seja, seu corpo está "dormindo, mas seu cérebro não". Estudos comprovam que ao longo da vida de uma pessoa pode ocorrer uma ou duas vezes. (eu realmente espero que pare na "uma") quem já passou por isso sabe que é horrível."

Aconteceu comigo.

Bom, aconteceu mais ou menos no ano de 2015 se me lembro bem, eu tinha e ainda tenho o maldito abito de deixar o celular no carregador a noite toda, sempre deixava ele na mesma tomada, que ficava ao lado do meu guarda roupas, onde havia uma prateleira que onde eu o deixava, tinha o costume de colocar sempre ali, pois meu antigo emprego me dava a obrigação de acordar as 5h20, então já é autoexplicativo... me deitei, o quarto do meu filho, era ao lado do meu, praticamente grudado, e como todas as noites eu fui me deitar ciente de que ele já estava no "terceiro sono" metaforicamente, estava tudo bem, quando comecei a me sentir um pouco confusa, comecei a ouvir barulho de televisão ligada vindo da sala, "mas como? não tem mais ninguém em casa e eu não vi meu filho levantando", não liguei muito no começo, achei que era estresse do serviço e estava com a mente confusa, então simplesmente nem percebi o que estava acontecendo, por uns minutos, segundos, milésimos (você não se da conta de quanto dura uma paralisia do sono) o som havia sumido, depois volto a ouvir mais alto, barulho de TV de novo, mais especificamente sons do desenho que meu filho adorava na época Peppa Pig 🐽  (Já podem parar de rir) e eu continuava confusa, tentava falar, mas não saia nada, eu queria que minha voz saísse para chamar pelo meu filho e ver se ele tinha se levantado e ligado a TV, o que normalmente não aconteceria com o sono que ele tem. Até que então o som parou, tudo parou, eu tinha a estranha mania de dormir com a luz da cozinha acesa (sim eu tinha medo de dormir sozinha), mas naquele momento parece que a luz se reduziu à um abajur, somente para que eu pudesse enxergar um vulto, de capuz, não via seu rosto, nem seu corpo, parecia que estava usando um manto, eu queria gritar, mas não podia, eu queria me levantar, mas n conseguia, parecia que meu corpo estava preso, ou que tinham colocado toneladas de areia dentro de meu corpo para eu não me mover, e a "criatura" não falava, não se movia, não fazia nada, e ficou ali um "bom tempo" ao meu ver, quando finalmente ela sumiu, eu "consegui" me levantar e ir em direção ao celular, queria ligar para algum amigo próximo, minha mãe talvez, aquilo era desconhecido para mim, achei que estava com alucinações, "maaaaaas" o choque foi pior ainda, quando cheguei ao local onde meu celular sempre ficava, não tinha celular, nem carregador, nem nada, e eu também nem sequer tinha acendido as luzes, o que me mostrou que eu ainda estava na cama, parada, e foi ai que eu finalmente consegui sair daquilo, corri, praticamente saltei da cama, e quando acendi a luz do quarto, e vi meu celular, olhei ao redor, fui à sala, TV desligada, filho dormindo, eu liguei para minha mãe, mas ela estava no serviço (que por sinal era a mesma empresa que eu trabalhava na época, só mudavam os horários) e o serviço era fora da cidade, então liguei para um amigo que por sorte estava em um bar, cidade pequena, qualquer bar fica perto de qualquer lugar da cidade, quando ele chegou ele me explicou o que era, e que não tinha nada de errado comigo, que era normal.
Dizem que não passa de um pesadelo, as pessoas que passam por isso, sabem que isso não nem um pouco parecido com um pesadelo, isso é muito pior, se você pesquisar, existem relatos perturbadores, estudos dizem que uma paralisia do sono não dura nem dez segundos, mas pra quem está em uma, pode parecer muito mais, parecem horas.
As primeiras noites seguidas a uma paralisia do sono, são difíceis, o medo de acontecer de novo, as lembranças, a sensação de incapacidade, as alucinações...
Mas saiba que se acontecer com você, não tem nada de errado, infelizmente parece que é algo que quase todos nós vamos ter que passar um dia, alguns de nós já passamos e esperamos não passar novamente.

Até a próxima. 💁💋

Nenhum comentário:

Postar um comentário