quarta-feira, 6 de março de 2019

O que... Ou melhor, quem são os hikikomori?

Vocês já ouviram falar nesse grupo de jovens ?

Fala galera, tudo bem com vocês? Hora de voltar a ativa né? Então vamos lá, vocês já ouviram falar no grupo de jovens do Japão que vivem sem sair de seus quartos? eles se chamam Hikikomori, mas porque eles vivem assim? bom, vamos saber:





  1. O que é hikikomori?
O termo hikikomori se refere tanto à condição quanto às pessoas vítimas dela e foi citado pelo psicólogo japonês Tamaki Saito em seu livro Isolamento social: uma adolescência sem fim, de 1998.
No Japão, cerca de meio milhão de pessoas vivem isoladas. Elas são conhecidas como os "hikikomori" são pessoas solitárias que se afastam de todo o contato social e na maioria dos casos, ficam anos sem sair de casa.
Uma pesquisa do governo identificou cerca de 541 mil pessoas, isso se resume à 1,57% da população do Japão que vivem nessa condição, mas muitos especialistas acreditam que o número total pode ser muito maior, porque pode levar anos até que peçam ajuda.
O problema não está somente no Japão como se acreditava. Ele também tem sido reportado em outras partes do mundo.
Na vizinha Coreia do Sul, uma análise de 2005 estimou que havia cerca de 33 mil adolescentes isolados socialmente ou seja: 0,3% da população. Em Hong Kong, uma pesquisa feita em 2014 estimou que o mesmo isolamento alcançava 1,9% da população.
Mas isso não ocorre apenas na Ásia; também se dá em países como Estados Unidos, Espanha, Itália e França, por exemplo.
E um tema controverso, nas pesquisas é a influência da tecnologia moderna no isolamento. Ainda que não haja estudos suficientes comprovando uma relação concreta entre esses dois fenômenos, especialistas dizem estar em alerta.
Tomoki, um jovem de 29 anos, deixou o emprego em 2015. Disse que estava decidido a voltar a trabalhar e que regularmente saía em busca de vagas. Também participava de um grupo religioso quase diariamente, mas o líder deste grupo começou a criticar publicamente sua atitude e incapacidade de conseguir trabalho. Quando ele parou de ir às sessões religiosas, o líder passou a ligar para ele várias e várias vezes por semana. Essa pressão, aliada à que vinha da família, acabaram empurrando ele para um completo isolamento.
"Eu me culpava, eu não queria ver ninguém, não queria sair." Tomoki.
Muitos estudos dizem que o hikikomori está relacionado a distúrbios psiquiátricos ou de desenvolvimento que podem variar em tipo e gravidade. Também pode ser desencadeado por estresse relacionado ao trabalho ou famílias desestruturadas.
"Uma das razões pelas quais o hikikomori é fascinante é que não há uma única explicação", diz Alan Teo.
Outro fator frequentemente discutido é o papel de tecnologias como a internet, as redes sociais e videogames, fonte de polêmicos debates nas pesquisas sobre saúde mental.


Nenhum comentário:

Postar um comentário