quinta-feira, 11 de abril de 2019

Missão privada a tentar pousar na Lua pode abrir caminho para exploração espacial mais barata.





A primeira missão espacial privada para a Lua tentará pousar na superfície do astro nesta quinta-feira. Até agora, apenas missões de agências espaciais governamentais, da antiga União Soviética, dos Estados Unidos e da China, conseguiram este feito.
A espaçonave israelense - chamada Beresheet - tentará fazer um pouso suave, antes de começar a tirar fotos e realizar experimentos.
A missão tem um custo de "apenas" US$ 100 milhões (em torno de R$ 380 milhões). É uma fração do que costuma ser gasto nesse tipo de operação, pavimentando um caminho para futuras explorações lunares de custo reduzido.Bereshhet, que significa "no começo" em hebraico, é um projeto conjunto da SpaceIL, uma organização privada sem fins lucrativos de Israel, e a Israel Aerospace Industries."O pouso será extremamente desafiador. Mas nós temos bons engenheiros, a espaçonave tem respondido bem às nossas instruções nos últimos dois meses. Eu estou razoavelmente confiante, mas um pouco nervoso", disse à BBC News Morris Kahn, fundador da SpaceIL.


Um pouso suave na superfície lunar será um grande desafio para a espaçonave israelense.Um ponto-chave para seu sucesso será um motor produzido na Inglaterra, por uma empresa chamada Nammo. Esse motor já forneceu energia para que a espaçonave percorresse o caminho para a Lua.A nave, que tem 1,5 metro de altura, precisa reduzir sua velocidade rapidamente. Então, uma última ativação desse motor irá acionar os freios, fazendo com que a espaçonave faça uma parada suave."Nós nunca antes utilizamos um motor nesse tipo de aplicação", disse Rob Westcott, engenheiro sênior de propulsão da Nammo. "O maior desafio é o fato de que o motor terá de ser ligado e ficar muito quente; então, ser desligado por um curto período de tempo, quando todo esse calor permanece em sua massa térmica; e então acionado de novo, de forma muito precisa, para que freie a espaçonave. " O processo deve levar em torno de 20 minutos e será realizado autonomamente - o controle da missão ficará apenas observando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário